- Supermercados Campelo

HOME / Dicas / TRONCO DE NATAL

DICAS

Confira as dicas para deixar o seu dia mais fácil!

TRONCO DE NATAL

RENDIMENTO: 06 - TEMPO DE PREPARO: < 02h00

Por Rede Campelo dia em Dicas

TRONCO DE NATAL

Ingredientes


Torta:
100 g de açúcar
100 g de farinha de trigo
5 ovos
½ colher de chá de essência de baunilha

Recheio e cobertura:


½ chávena de água
3 gemas
100 g de açúcar
255 g de manteiga à temperatura ambiente
100 g de chocolate preto
3 colheres de sopa de café instantâneo diluídas em duas colheres de sopa de água

 

Modo de Preparo

1. Instruções para a torta:

Pré-aqueçer o forno a 200°C. Misture delicadamente e de forma manual as quatro gemas com o açúcar e a essência de baunilha, depois adicione o quinto ovo inteiro e continue a mexer até estar tudo bem misturado. Aos poucos junte a farinha de trigo à massa e misture.

Bata as quatro claras em castelo até ficarem firmes. Adicione as claras em castelo à mistura de gemas até obter uma mistura homogénea. Forre a forma rectangular para a torta com papel vegetal. Espalhe a mistura de bolo pela forma de maneira a que fique com uma espessura de pelo menos 1,5cm de altura. Leve ao forno por 10 minutos a 200 °C.
Depois de retirar o bolo do forno cubra-o com um pano húmido por entre cinco a dez minutos. Desenforme cuidadosamente.

2. Instruções para o creme:

Derreta o açúcar e a água em uma panela em lume baixo, vá mexendo sem parar para evitar que pegue. Misture as gemas numa taça e adicione a calda de açúcar, usando um fouet. Mexa lenta e delicadamente até que a temperatura desça abaixo do nível em que os ovos ficariam cozidos e sólidos. Adicione a manteiga à temperatura ambiente e misture até obter um creme grosso. Ao mesmo tempo, em outra panela, derreta o chocolate em banho-maria. Divida o creme em duas metades iguais: numa parte adicione o café instantâneo dissolvido e misture bem. Para a outra parte adicione o chocolate derretido e misture.

Os dois cremes devem ficar espessos, pois a consistência firme ajuda a que o creme não escorra durante o processo de montagem. Se não ficarem com a consistência certa, coloque-os no frigorífico por 10min, quando retirá-los volte a mexer.

3. Montagem:

Retire o pano húmido do pão de ló e espalhe o creme de café uniformemente sobre ele. Use todo o recheio. Enrole o bolo no sentido do comprimento. Espalhe delicadamente o creme de chocolate sobre o bolo e use uma colher ou espátula para cobrir os lados e a parte de baixo.

Deixe no frigorífico por cerca de uma hora para que o chocolate endureça. Em seguida, corte as pontas do Tronco de Natal com uma faca afiada, para ficarem retas. Assim que o bolo estiver completamente terminado, você pode transferi-lo para o prato usado para servir. Com um garfo desenhe muito delicadamente a textura de tronco de árvore a cobertura. Reserve no frigorífico até o momento de servir.