Lista de material escolar 2024: comprar online
O início de um novo ano escolar é como abrir uma página em branco, cheia de possibilidades emocionantes e oportunidades de aprendizado.
Por Rede Campelo dia em Dicas

O início de um novo ano escolar é como abrir uma página em branco, cheia de possibilidades emocionantes e oportunidades de aprendizado. E no centro dessa preparação está a temida, porém essencial, lista de material escolar, que é muito mais do que enumeração de itens, trata-se de um guia para um ano bem-sucedido.
O que comprar de material escolar lista?
Essa é uma dúvida muito frequente quando pensamos em lista de material, pois muitos pais acham desnecessários e até mesmo abusivos alguns itens solicitados.
No Brasil, a lista de material escolar é uma exigência legal. Contudo, o Código de Defesa do Consumidor determina algumas regras.
Além disso, segundo a Lei do Material Escolar, nº 12.886/2013, a instituição só pode solicitar itens de uso individual e que possuam relação pedagógica com o plano de ensino.
Assim, na prática, a lista escolar pode ser dividida em duas categorias principais: materiais básicos e materiais específicos.
Os materiais básicos são aqueles utilizados em todas as matérias, no dia a dia, como lápis, borracha, caderno, apontador, caneta, mochila, estojo e etc.
Já os materiais específicos são aqueles usados conforme a necessidade da grade curricular e as atividades extracurriculares oferecidas do aluno, como calculadora, compasso, dicionário, tinta, pincel e etc.
Nesse contexto, os pais e alunos podem comprar outros itens, como canetinhas, marcadores coloridos, papéis de diferentes texturas e etc., mas não que sejam necessários.
Quais materiais comprar para o ensino médio?
A lista de material escolar para o ensino médio geralmente é mais extensa do que a lista de material escolar para o ensino fundamental. Isso porque, no ensino médio, os alunos começam a estudar disciplinas mais complexas, que exigem materiais específicos, como calculadora científica, por exemplo. Por isso, para estudantes do ensino médio, a lista de material escolar 2024 pode ser um pouco mais complexa e cara. Além dos itens básicos, pode ser importante investir em outros materiais, como:
Caneta marca-texto e caneta hidrográfica
Transferidor de 180 graus
Esquadro
Carta de cartolina
Atlas
Livros de literatura
Entre outros
O que não precisa comprar da lista de material escolar?
Agora que você já tem uma base dos itens necessários, que são autorizados pelo Código de Defesa do Consumidor a entrar na lista escolar, vamos ao que é abusivo ou desnecessário. De modo geral, os itens que você pode não precisar comprar são:
Materiais de uso coletivo: materiais como grampos, tinta para impressora, clips, giz, papel ofício colorido e rolo de fita são de uso coletivo e devem ser fornecidos pela instituição
Materiais de higiene coletiva: seja em instituição pública ou privada, itens como papel toalha, sabonete e álcool em gel são de uso em comum e você não precisa comprar
Materiais de uso extracurricular: se o seu filho não participar de nenhuma atividade extracurricular, não é necessário comprar os materiais específicos da matéria ou atividade
Materiais de marca: os materiais de marca costumam ser mais caros, ou seja, a escola não pode obrigar você a comprar só caderno da marca X ou de capa dura ao invés de cada mole, por exemplo
Também é abusivo que a instituição solicite materiais escolares de forma exagerada, como, por exemplo, três caixas de lápis de cor. Além disso, você pode ir comprando o material escolar conforme a necessidade do aluno e a sua disponibilidade financeira, não sendo obrigatório entregar tudo já no primeiro dia de aula.