EXERCÍCIOS FÍSICOS LEVES PARA FORTALECER A IMUNIDADE
Relação entre exercícios físicos e imunidade
Por Rede Campelo dia em Dicas
1. Caminhada
A caminhada é uma excelente atividade física para aumentar a imunidade, já que demanda pouquíssimo investimento e pode ser integrada facilmente na rotina diária.
Cerca de 20 a 30 minutos por dia já é o suficiente para que o exercício físico fortaleça a imunidade, além de outros benefícios como queima de calorias, aumento da capacidade pulmonar, controle do apetite e melhora na sensação de bem-estar.
Para caminhar, um par de tênis apropriados é uma boa pedida, já que eles aumentam o conforto e evitam lesões. Depois disso, é só começar a andar. Uma boa ideia é deixar o carro na garagem para percorrer distâncias curtas a pé.
2. Corrida
O próximo passo, depois da caminhada, pode ser a corrida. Ideal para quem tem um pouco mais de fôlego, mas não quer nada muito complicado.
Ela pode ser praticada em qualquer lugar e é altamente indicada que seja feita com o uso de calçados próprios para absorver o impacto, dar mais impulso e evitar lesões.
O tempo de duração pode variar de 30 minutos a 1 hora, todos os dias ou alternando ao longo da semana. Quanto ao ritmo, um trote leve já é o suficiente.
3. Ciclismo
Pedalar também é uma boa ideia para quem deseja uma atividade leve, prazerosa e capaz de fortalecer a imunidade.
Ela também é capaz de promover a coordenação motora, aumentar a resistência muscular, emagrecer, regular a pressão, e é mais indicada para quem tem dores nas articulações, já que oferece baixo impacto.
Você pode tanto praticar o ciclismo como esporte ou hobby. Também há a alternativa de usar a bicicleta como meio de transporte no dia a dia, o que economiza combustível e melhora sua saúde.
4. Pular corda
Quer opções para praticar em casa? Temos também. Uma atividade física leve, que pode ser até feita de brincadeira, é pular corda. Perfeita para a aeróbica, essa prática pode melhorar o fôlego, resistência muscular e coordenação motora.
5. Séries de exercícios
Para quem deseja variedade e praticidade, é possível optar por séries de exercícios funcionais, como abdominais, polichinelos, pranchas e similares. Com a vantagem de serem feitos em qualquer lugar, com ou sem equipamentos.
Existem muitas séries de exercícios que podem ser adquiridas ou obtidas gratuitamente na internet. No entanto, recomenda-se o cuidado de verificar se a fonte do treino é capacitada e confiável, para ter algum tipo de suporte, mesmo que remoto.
Como começar a praticar atividades físicas para aumentar a imunidade?
Para quem não pratica nenhuma atividade, começar pode ser um desafio e tanto. Mas é possível vencê-lo. Separamos aqui dicas rápidas para espantar o sedentarismo e aproveitar os benefícios dos exercícios físicos na imunidade. Confira!
Coloque os exercícios na rotina: planeje seu dia e reserve um tempo para a prática de exercícios, evitando que se crie desculpas de falta de tempo;
Acompanhamento profissional: profissionais de nutrição e educação física podem ajudar a criar séries de exercícios e montar uma rotina completa para estimular os bons resultados;
Estabeleça metas: criar metas ajuda a ter um ponto de referência para se motivar, um objetivo realista e adequado ao seu tipo físico e realidade;
Invista no vestuário: roupas, acessórios e calçados apropriados promovem o conforto durante a prática, aumentam o bem-estar e evitam lesões, que acabariam causando desmotivação;
Planeje sua evolução: aumente a carga gradativamente e fique de olho no aumento de performance, fazendo com que cada passo te motive a continuar.
A interação entre exercícios físicos e imunidade, entre muitos outros fatores importantes para nossa saúde, é bem clara. Afinal, adotar hábitos mais saudáveis é investir na qualidade de vida e num futuro melhor para si mesmo.