- Supermercados Campelo

HOME / Dicas / CEIA DE NATAL COMPLETA GASTANDO POUCO

DICAS

Confira as dicas para deixar o seu dia mais fácil!

CEIA DE NATAL COMPLETA GASTANDO POUCO

ESCRITO POR: GIHAN HODROJ

Por Rede Campelo dia em Dicas

CEIA DE NATAL COMPLETA GASTANDO POUCO

Quando chega o final do ano é difícil economizar. E como fazer uma ceia de Natal perfeita sem gastar muito e sem desperdiçar o 13º salário? Com comemorações grandes e dois almoços, vamos dar algumas dicas de como passar por essa época e ainda sobrar um pouco de dinheiro no bolso.

Convidados da ceia de Natal
É importante saber o número de pessoas exatas que comparecerão a sua confraternização natalina. Grávidas precisam de alguns cuidados especiais e caso tenha alguma em sua lista tenha o cuidado de preparar um cardápio de Natal para gestantes.

Crianças geralmente comem menos, certifique-se de quantas comparecerão e dentre as sobremesas tenha sempre um doce com chocolate. É mais certeza de agradar a criançada.

Comidas de Natal
Quando vamos fazer a ceia de Natal, sempre pensamos na quantidade de pessoas para estipular quantos pratos principais terão. Quando olhar as receitas verifique a quantidade de porções. Confira a lista abaixo dos principais pratos de Natal e quantas pessoas servem.


Peru: 12 pessoas
Tender: 6 pessoas
Chester: 12
Pernil pequeno : 4 pessoas
Pernil grande 9 pessoas
Lombo recheado: 8 pessoas
Frango: 5 pessoas
Lagarto recheado: 8 pessoas
O mais indicado para quem vai fazer uma ceia grande é investir em 2 pratos principais, uma carne ou ave acima de 4 kg e um lombo recheado para acompanhar. Para comemorações menores, um frango recheado com farofa é uma boa pedida, além de ser uma receita típica da época e igualmente delicioso.

 

Invista nos acompanhamentos
Além do prato principal é importante lembrar-se dos acompanhamentos. Aposte em comidas tradicionais, como o arroz de forno, que também pode ser considerado um prato principal da ceia e pode substituir uma das carnes pequenas.

Saladas como o salpicão também sustentam bastante, portanto saiba balancear os acompanhamentos de modo que eles complementem o prato principal.

 
Sobremesa de Natal
Evite fazer muitas sobremesas, quando chegar no grande final muitas pessoas já terão comido e bebido bastante. Monte uma mesa com as frutas da estação que costumam ser mais baratas, coloque um panetones ou um chocotone e prepare um doce barato porém elaborado, como a gelatina colorida, o manjar de coco ou um pavê de chocolate.

Almoço de Natal
Mesmo fazendo o possível para não sobrar, sempre fica algum prato para o dia seguinte, uma dica é reaproveitar as sobras, invista em receitas como bolinhos de tender, lanches de pernil e fricassé de peru. O ingrediente principal é reutilizado e fica uma delícia.