Caponata de forno
Tempo de preparo: Até 2h - Serve: 8 porções
Por Rede Campelo dia em Dicas
INGREDIENTES
2 berinjelas
1 pimentão vermelho
1 pimentão amarelo
1 cebola
3 dentes de alho
⅓ de xícara (chá) de azeitona preta sem caroço
2 colheres (sopa) de alcaparra
⅓ de xícara (chá) de uvas-passas pretas
½ xícara (chá) de azeite Andorinha
1 colher (sopa) de vinagre de vinho tinto
2 colheres (chá) de sal
1 colher (chá) de sementes de erva-doce
6 ramos de salsinha
⅓ de xícara (chá) de nozes tostadas e picadas grosseiramente
MODO DE PREPARO
Preaqueça o forno a 200 °C (temperatura média).
Lave e seque a berinjela. Descarte o cabinho e corte a berinjela ao meio, no sentido da largura, separando a parte grossa da parte fina. Corte cada parte ao meio no sentido do comprimento; faça 4 tiras em cada metade da parte fina e 6 tiras nas metades da parte grossa, no sentido do comprimento. Corte as tiras em fatias de 1,5 cm — assim, todos os pedaços ficam com parte do miolo e parte da casca, para ter mais sabor.
É importante que os pedaços tenham tamanho uniforme para que assem por igual.
Transfira as berinjelas cortadas para um escorredor de macarrão, salpique 2 colheres (chá) de sal e misture bem com as mãos para envolver todos os pedaços. Deixe descansar por 30 minutos enquanto separa o restante dos ingredientes — isso diminui o amargo característico da berinjela.
Lave, seque e corte os pimentões ao meio; descarte as sementes e corte as metades em quadrados de 1,5 cm. Descasque e corte a cebola em cubos de 1 cm. Com a lateral da lâmina da faca, amasse os dentes de alho e descasque. Corte azeitonas em fatias no sentido do comprimento.
Passado o tempo da berinjela, transfira os pedaços para uma assadeira grande de borda alta. Junte o restante dos legumes cortados, as azeitonas, as uva-passas e alcaparras. Regue com o azeite, o vinagre, a erva-doce e misture bem — não é necessário adicionar sal; o sal da berinjela já é suficiente para temperar a receita.
Leve ao forno para assar por cerca de 40 minutos, ou até que os legumes fiquem bem macios e levemente dourados — mexa na metade do tempo para que cozinhem por igual.
Retire do forno e deixe amornar. Transfira para uma tigela e leve à geladeira para esfriar por pelo menos 2 horas antes de misturar a salsinha e as nozes (se preferir, prepare no dia anterior; a caponata fica ainda mais gostosa quando permanece mais tempo na geladeira).
Na hora de servir, misture a salsinha e as nozes. A caponata pode ser mantida na geladeira por até 1 semana.