Os soluços são muito frequentes em bebês, aliás ainda na barriga da mãe já é muito comum os bebês terem soluços. Normalmente os soluços são episódios passageiros que terminam da mesma forma que começam: ao fim de algum tempo sem qualquer tratamento.
Os soluços acontecem muito frequentemente em bebês até um ano de idade sendo mais frequentes ainda nos primeiros 3 meses de vida devido à imaturidade do seu diafragma.
OS SOLUÇOS SÃO PERIGOSOS?
Não, episódios esporádicos de soluços não constituem nenhum perigo para o bebê, sendo apenas desconfortáveis. Mas episódios de soluços muito frequentes podem indicar que o bebê tem refluxo, pelo que deverá falar com o pediatra do bebê.
Engolir muito ar enquanto come;
Comer muito depressa;
Frio.
COMO PARAR OS SOLUÇOS
Quando o bebê tiver um episódio de soluços certifique-se primeiro que o bebê não tem frio.
Se o bebê não tem frio e acabou de comer, coloque-o na posição vertical, encostado a si para o bebé arrotar.
Caso o bebê não tenha comido recentemente ofereça-lhe a mama ou o biberão, pois o reflexo de sucção vai impedir o soluço.
Muito importante: não abane nem sacuda o bebê, assim como também não o tente assustar, com o intuito de fazer parar os soluços, isso não parará os soluços e ainda pode magoar o bebê.
Se o seu bebê tiver soluços que o impeçam de se alimentar ou dormir, ou se vir que ele se encontra muito desconfortável deverá consultar o médico.